Da construção à montagem


Capa Miolo

Da construção à montagem é uma dissertação apresentada por Porfírio Valladares ao Curso de Mestrado da Escola de Arquitetura e Urbanismo da UFMG.

Este trabalho tem como objetivo a investigação e o levantamento das alterações por que passa a marcenaria tradicional a partir da introdução do chamado Medium Density Fiberboard (MDF) no Brasil, alterações que mudaram definitivamente o trabalho dos marceneiros, extraindo seu ofício do campo da construção para inseri-lo no da montagem.

O levantamento tem seu início com as primeiras produções de móveis de madeira em terras brasileiras e avança investigando as evoluções das técnicas marceneiras aplicadas nos diversos tipos e subtipos de móveis aqui produzidos ao longo da história. Para melhor entender as motivações que levaram às mudanças nas técnicas da construção de móveis, investigou-se também as características da madeira in natura que as induziram.

A troca do insumo básico da marcenaria, representada pela paulatina substituição da madeira pelos painéis dela derivados é conduzida pelo estudo das características destes painéis e o impacto que eles promoveram à medida que aqui surgiam, tudo isto desaguando no MDF, inovação tecnológica com potencial de não só introduzir a montagem e a pré-fabricação no universo marceneiro como também de promover a aparição de um novo tipo de profissional que vai com eles competir. A partir deste ponto foi estudada a era pós MDF, que descortinou um novo panorama que ainda deixa os marceneiros tradicionais perplexos e, finalmente, foram investigados novos campos de trabalho que podem contribuir para impedir a completa extinção de seu ofício.

O conteúdo desta dissertação está disponível para download gratuito após o preenchimento do formulário abaixo.

Para baixar o arquivo, clique aqui.