Sobre Porfirio Valladares
Porfirio Valladares trabalha com design de mobiliário desde a década de 1980, no Brasil. Arquiteto e mestre em Arquitetura pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), conjuga, em sua trajetória profissional, uma intensa acuidade pela pesquisa. Esse interesse se evidencia na versatilidade e amplitude dos materiais utilizados em seus projetos, que fazem uso, de forma inventiva, do tear, do junco, da taboa, da palhinha, da madeira de demolição, do couro, dos estofados, até o aço inoxidável mais arrojado.
Nesses mais de quarenta anos de ofício, a persistência no uso da madeira e os desdobramentos que ela recebe em seus móveis são, indubitavelmente, os traços mais relevantes. Não é à toa que a palavra “madeira” vem do latim e significa “matéria”. A madeira é a matéria mais recorrente em seus móveis. A série (I)móveis, exposta em galerias de arte em São Paulo e em outras capitais, é composta por uma dezena de móveis/edifícios, que burlam, jogam, atenuam a separação rígida entre arte/design, arquitetura/design, funcionalidade/inutilidade.
Conhecedor das árvores e das potencialidades de suas partes lenhosas, Porfírio explora as particularidades de cada tipo desse material, desenhando curvas sinuosas, frestas e vazios nos móveis e objetos que cria. Dialogando com as técnicas tradicionais da marcenaria, ele avança e imprime uma linguagem singular e contemporânea em cada móvel e objeto, sempre levando em conta a sustentabilidade e possibilidades de reuso.
Seu trabalho foi notado pela crítica especializada há anos, e dela recebeu inúmeras premiações nacionais e internacionais. Mais recentemente, vale recuperar o iF Design Award 2024 Winner, na Alemanha, e duas categorias no primeiro lugar do 25 Salão Design. Os seus móveis estão sendo comercializados na Inglaterra e em outros países europeus, como em determinadas lojas aqui no Brasil.